Blog

UVB-76 – A Misteriosa Rádio Fantasma

O que é UVB-76?

UVB-76, “The Buzzer”, Mdzhb ou até mesmo, “A Rádio Fantasma” é uma estação de rádio de ondas curtas supostamente russa, que transmite em uma frequência de 4625 kHz com um pequeno e monótono sinal repetido entre 21 a 34 vezes por minuto, durante 24 horas por dia. Aparentemente, nada lógico é dito ou decodificado nessas transmissões. Entretanto, ocasionalmente os sons são interrompidos por uma voz russa que dita uma sequência de números e nomes aleatórios, mas muitas vezes mesmo com os ruídos, é possível identificar vozes de fundo, dando a sugerir a presença de um microfone para sua transmissão que capta as conversas acidentalmente ou não.

Não se sabe ao certo o ano de origem da rádio, mas a mesma foi descoberta em 1982.

Durante décadas, algumas mudanças no sinal ocorreram, principalmente no tipo de som repetitivo. Ao início de sua observação, em 1982, um “pip” de dois segundos era percebido. Já a partir de 1990, o som se alterou para um tipo de campainha e, em 16 de janeiro 2003 foi alterado brevemente para um tom mais alto e de maior duração (cerca de 20 tons por minuto), embora o som tenha sido revertido para o padrão de tom anterior.

Propósito?

Existem muitas especulações sobre a natureza e a razão desta rádio existir, mas, no entanto, o verdadeiro objetivo é desconhecido. Dizem que a UVB-76 faz parte de um complexo sistema de comunicação ligado às Forças Estratégicas de Mísseis da Rússia. A rádio então seria uma parte do sistema de comunicação do Distrito Militar Ocidental, transmitindo mensagens cifradas para fins militares. Outras teorias relatam supostas transmissões do outro universo, transmissões fantasmas, de pessoas já falecidas e de mensagens para agentes secretos russos. Estas teorias surgiram em virtude de que ondas curtas podem ser ouvidas em qualquer lugar do mundo. Isso se tornaria uma maneira auxiliar de comunicação criptografada entre os agentes, mas todas sendo apenas especulações.

Vale lembrar, que a rádio está operando a mais de 3 décadas, e que o método de transmissão da rádio (ondas curtas) é um método ultrapassado e muito caro de se manter, seja com equipamentos ou energia, necessitando assim de um alto investimento.

uvb-76, a rádio fantasma
Ondas curtas usada na rádio fantasma

Localização da Rádio Fantasma

Muita gente, já vasculhou a Rússia inteira, atrás de saber de onde vem o sinal de sua transmissão e, até mesmo o governo Russo declarou que não sabe nada a respeito da estação.

Após um momento em que a rádio ficou fora do ar, ao retornar, coordenadas que indicavam uma cidade Russa, abandonada e fechada próxima a Povarovo, menos de 40km de Moscou, foram citadas.

Em 2010, pesquisadores compareceram ao local citado, mas encontraram apenas coisas abandonadas e antigas, sem qualquer indício da presença de seres humanos ou mesmo dos transmissores de rádio.

Após o dia 05 de Junho, em que a rádio ficou fora do ar, diversos fenômenos naturais ocorreram nas proximidades e no local, como tempestades e neblinas e até mesmo, vários conflitos no oriente médio foram registrados e, supostamente, a localidade da rádio tenha sido alterada para Pskov, ao noroeste da Rússia não se sabe por quem, como ou porque, mas há quem diga que isso se tratou de uma reorganização das Forças Armadas Russas, devido ao local anterior ter sido descoberto, mesmo sem provas concretas de que a transmissão vinha de lá.

Instalações fantasmas
Possível instalações da rádio fantasma (incerto ainda)
localização uvb 76
Provável localização da UVB 76

Tranmissões

No dia 03 de Novembro de 2001, pôde-se ouvir uma voz dizendo:

  •  “Я – 143. Не получаю генератор.” “Идёт такая работа от аппаратной.”

Traduzindo seria algo como:

  • “Eu sou o 143. Não recebo o oscilador.”, “Isso é o que a sala de operações está emitindo” ou “Essas são as ordens de operações.”

Em 05 de Junho de 2010, a UVB-76 ficou aproximadamente 24 horas em silêncio. Cerca de5 dias depois, uma série de códigos morse foram transmitidos durante 4 minutos. E posteriormente, por volta do segundo semestre de 2010 houve uma repentina onda de transmissões.

Em 01 de Setembro de 2010, a rádio transmitiu um trecho de 38 segundos de “Dança dos Pequenos Cisnes” do ballet O Lago dos Cisnes, juntamente com um pequeno fragmento em morse.

Logo após, no dia 05 desta vez uma voz feminina, iniciou uma contagem de 1 a 9 em russo.

Em 07 de Setembro deu-se início a uma série de 25 mensagens que foram transmitidas até o fim de setembro, a primeira delas dizia:

  • “Mikhail Dmitri Zhenya Boris. Mikhail Dmitri Zhenya Boris. 04 979 D-R-E-N-D-O-U-T. T-R-E-N-E-R-S-K-I-Y.”

As Transmissões Continuam

Entre Outubro e Dezembro foram registradas mais 56 transmissões. Nota-se que, em todas elas, com exceção ao dia 10 de Setembro, o código inicial UVB-76 foi substituído por “Mikhail Dmitri Zhenya Boris”, sugerindo que o nome da rádio tenha sido alterado para “MDZhB”

Em 11 de Novembro de 2010, foi possível notar o que aparentemente foi uma transmissão acidental, uma conversa em russo de aproximadamente 30 minutos.

A atual estrutura para transmissão de vozes é a seguinte:

  • Mikhail-Dmitri-Zhenya-Boris(callsign МDZhB, sempre repetido duas vezes)
  • Mensagem codificada
  • Priom(Прием, no alfabeto cirílico. Sua tradução literal é “recepção”)

Quanto ao formato das mensagem, o mais habitual é com apenas uma palavra-chave, conforme o exemplo seguinte:

  • 93882 NAIMINA 7414 3574

A palavra-chave e os números são sempre lidos conforme o alfabeto fonético russo. No caso do exemplo acima, a mensagem seria lida como:

  • 9 3 8 8 2 Nikolaj Anna Ivan Mihail Ivan Nikolaj Anna 7 4 1 4 3 5 7 4
prédio fantasma
Prédio da UVB 76?

Curiosidades Sobre a Rádio Fantasma

– Diversas especulações a respeito dos números e palavras transmitidas pela UVB-76 surgiram, o grupo Priyom.org sugere que os primeiros 5 números significam o ID da unidade receptora e os demais seriam propriamente instruções em códigos.

– The Buzzer, pode também ser traduzido como cigarra, vespa, algo relacionado à Cicada 3301?

– Existem diversos grupos de discussão a respeito da rádio, uma ótima fontes de informação é o grupo no Reddit (https://www.reddit.com/r/uvb76/) onde os membros discutem a respeito e compartilham suas novas descobertas.

A Rádio Fantasma com certeza é um lugar completamente misterioso, mas esse hotel assombrado no Alasca, consegue ser mais misterioso ainda!

Fontes:

Alem da imaginação

Paranormal Fact

Wikipedia

Mega Curioso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X