Blog

Zeus – O Rei dos Deuses da Mitologia Grega

Na mitologia grega, Zeus era o rei dos deuses, do trovão e do céu, governava a tudo e a todos no Monte Olimpo. Embora ele seja famoso por seus raios, foi preciso mais do que isso para o manter como rei. Assim sendo, Zeus notoriamente permaneceu no topo usando então truques, violência e a sedução de muitas mulheres.

Representação de zeus
O todo poderoso da mitologia grega

Luta Contra o Próprio Pai

Filho dos titãs Cronos e Reia, Zeus teve que primeiro derrubar seu próprio pai para garantir o poder. Antes de seu nascimento, seu pai, Cronos, foi informado por um oráculo que um de seus filhos o derrotaria (assim como ele fez com seu pai, Urano).

Ouvindo essa notícia inquietante, Cronos fez então a única coisa lógica para si… devorou e engoliu todos os seus filhos: Héstia, Deméter, Hera, Hades e Poseidon.

Cronos e Zeus
Cronos devorando um de seus filhos

Quando Zeus nasceu, porém, sua mãe cansada de perder seus filhos, entregou a Cronos uma pedra enrolada em panos, e este a engole pensando ser seu filho. Após isso, Reia o escondeu em uma caverna. A maioria das histórias mitológicas dizem que ele foi criado por Gaia (titã primordial que representa o planeta Terra) até alcançar a idade adulta.

Quando adulto, o futuro governante do Olimpo queria de todo o jeito confrontar seu pai. Ele então se mascarou e enganou seu pai para beber um vinho envenenado. O vinho fez Cronos vomitar tanto que ele acabou vomitando os irmãos de Zeus, intactos e prontos para se vingar.

Consequentemente, começou uma guerra entre deuses gregos e titãs que durou 10 anos, chamada de “Titanomaquia” e que resultou com a vitória dos deuses e o banimento dos titãs para o Tártaro (personificação do Mundo Inferior onde há cavernas e grutas profundas e os cantos mais terríveis do mundo dos mortos).
O Tártaro é o local para onde todos os inimigos do Olimpo eram enviados e onde foram castigados por seus crimes.

Tártaro
Representação do Tártaro

Morada e Controle Sobre o Mundo

Após a vitória na guerra, Zeus e seus irmãos logo compartilharam o mundo entre eles. Poseidon pegou o mar, Hades o submundo e Zeus o céu. Finalmente, Zeus foi coroado para ser o governante de todos os Deuses e Homens, referido universalmente como “Pai”.

Segundo o poeta grego Homero, o céu estava localizado no cume do Monte Olimpo, a montanha mais alta da Grécia e portanto, a casa lógica dos deuses. Vários outros deuses viviam por lá e estavam eventualmente sujeitos à vontade do deus dos deuses. De sua exaltada posição no topo do Monte Olimpo, pensava-se que Zeus observava de forma onisciente os assuntos dos homens, vendo tudo, governando a todos, recompensando a boa conduta e por fim, punindo o mal.

Zeus era também o protetor das cidades, da casa, da propriedade, dos estranhos, dos hóspedes e dos suplicantes. O poeta até afirma que Zeus possuía duas urnas cheias de males e bênçãos, que eram os presentes que ele dava a todos os mortais na quantidade que ele assim decidia.

Monte Olimpo
Monte Olimpo – A casa dos deuses

Aparência e Personalidade de Zeus

Zeus é muitas vezes descrito como um homem imponente, com um corpo forte e cabelos branco longos e encaracolados. Ele geralmente tinha uma barba igualmente longa e carregava seu raio em todos os momentos.

De acordo com outro poeta, Hesíodo, Zeus era um deus despreocupado, que gostava de rir alto. Ele era considerado sábio, justo, misericordioso e prudente, mas também era imprevisível. Ninguém conseguia adivinhar as decisões que ele tomaria.

Zeus no Monte Olimpo
Zeus no Monte Olimpo

O deus se irritava facilmente, o que poderia ser muito destrutivo. Segundo os mitos, ele lançava raios e causava tempestades violentas, que causaram grandes estragos na Terra.
Entretanto, ele não era severo apenas em seus castigos aos mortais, mas também à outros deuses e deusas. Por exemplo, quando Prometeu roubou o fogo do Olimpo e o entregou aos humanos, Zeus o puniu fazendo com que uma águia gigante comesse seu fígado eternamente.

Prometeu sendo castigado
Prometeu sofrendo seu castigo eterno

Diversos Filhos de Zeus

O deus dos deuses era bem conhecido por sua amorosidade, uma fonte de perpétua discórdia com sua esposa/irmã, Hera. Por seu “grande coração”, Zeus foi pai de mais de 100 crianças com deusas e mortais.
Ele adorava fazer viagens à Terra em forma de diferentes criaturas e entidades, como chuva de ouro, touro, pastor e águia.
Uma vez, ele se disfarçou como um cisne para seduzir a mortal Leda, com quem teve três filhos, sendo a mais famosa, Helena de Troia.

Os encontros de Zeus na Terra quase sempre produziam um novo semideus ou herói, como Hércules por exemplo. Enquanto isso, no Monte Olimpo, ele gerou uma série de novos deuses, incluindo Afrodite, Apolo, Perséfone, Ares e Atena.

Caso queira saber mais, o site Mitologia Grega BR reuniu todos os filhos de Zeus em um artigo. Clique aqui para vê-los.

Filhos de Zeus
Alguns (dos vários) filhos de Zeus

Lugares Sagrados

Zeus tinha um oráculo em Dodona, no norte da Grécia. Os sacerdotes do local serviam o oráculo que interpretava os sons do vento nos galhos dos carvalhos sagrados e no murmúrio da água da primavera sagrada.

Outro grande santuário dedicado a Zeus estava em Olímpia, onde a cada quatro anos, a partir de 776 a.C., os Jogos Olímpicos atraíam multidões de todas as partes do mundo grego para homenagear o pai dos deuses e onde 100 bois eram sacrificados em nome do deus no final de cada Jogos. Também em Olímpia, o enorme templo de Zeus do século V a.C. abrigava a gigantesca estátua de ouro e marfim do deus feito por Fídias (célebre escultor grego), que por sinal, era uma das Sete Maravilhas do mundo antigo.

Estátua de Zeus
Representação de como era a estátua de Zeus

Aproveitando o tema de mitologia, que tal conhecer um dos personagens mais famosos do nosso folclore, o gigantesco Boitatá.

Mitologia é muito bom né? Comente abaixo qual personagem (ou história mitológica) você gostaria de ver por aqui no site.

Fontes:

All that’s Interesting

Britannica

Greek Mythology

Hipercultura

Wikipedia

Ancient

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X